Pesquisa

Áreas de pesquisa

  • Modelagem e otimização de sistemas térmicos
  • Modelagem termoelétrica de máquinas elétricas
  • Gerenciamento térmico
  • Refrigeração

 

Projeto de pesquisa

Gerenciamento Térmico de Compressores Herméticos de Refrigeração com Ênfase no Motor Elétrico

Motores elétricos são encontrados em diversas aplicações industriais, comerciais e residenciais por serem versáteis, eficientes e de baixo custo. A temperatura de operação afeta a eficiência e a confiabilidade desses motores, sendo um parâmetro crítico no projeto de compressores herméticos de refrigeração. O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em desenvolver um modelo voltado para a análise térmica de motores de compressores herméticos de refrigeração.

 

Outras atividades de pesquisa

Modelagem térmica de motor de indução

Uma das etapas importantes no projeto de um motor elétrico é o dimensionamento do isolamento elétrico de seus enrolamentos, o qual que possui um limite superior de temperatura para o correto funcionamento da máquina. Em outras palavras, a temperatura máxima do enrolamento limita a potência máxima que pode ser fornecida continuamente pelo motor. Neste sentido, há uma crescente necessidade por modelos térmicos que permitam a previsão de distribuição de temperaturas nos componentes de um motor elétrico. O objetivo desta atividade é o desenvolvimento de um modelo simplificado de simulação térmica para determinação da distribuição de temperatura dos componentes de um motor de indução trifásico sob diferentes condições de carga.

Modelo teórico para otimização de aletas em uma lâmpada LED

Um dos maiores percentuais de gasto de energia nos consumidores residenciais e industriais é proveniente da iluminação. Atualmente, a tecnologia fluorescente é dominante nos estabelecimentos, mas a lâmpada LED tem demonstrado cada vez mais penetração no mercado, por apresentar maior vida útil e melhor eficiência (lumens por watt). Uma das dificuldades ainda encontrada na operação do LED é a dissipação do calor gerado internamente, pois este atua na redução de sua eficiência e vida útil. Uma das soluções comumente adotadas para facilitar a rejeição de calor é o uso de dissipadores de calor (aletas). Este trabalho propõe um modelo teórico para otimização de aletas junto à geometria de uma lâmpada LED, de modo a prever qual é a configuração de aletas piniforme ou retangular com menor volume de material que garante a operação do LED abaixo da temperatura máxima aceitável.